O Longo

12.2.170 Comentários

Metade de altura e dobro de comprimento, tenho o enorme prazer de vos apresentar o Longo.

Teckel, baixote ou dachshund, na maioria das vezes “cão salsicha”, o verdadeiro nome do Longo, a mascote deste blogue, é Pluto. Para os que conhecem a minha habilidade para dar nomes aos animais de estimação, a escolha deste não poderia ter saído maior desilusão. Um cão com nome de cão?!

Longe de qualquer intenção de ofender a maravilhosa personagem da Disney, sem dúvida uma das suas criações mais amistosas, a minha escolha em nada se relacionou com ele, pelo menos não de uma forma directa.

Recuando no tempo, visitando alguns dos espaços mais recônditos da minha memória, lembro-me das visitas com a minha mãe à modista, ainda nos anos 80. Naquela época era prática comum ir à costureira mandar fazer os casacos de inverno e os vestidos de ocasião. As visitas eram regulares, pois era necessário ir fazendo várias provas ao longo do processo. Nessa mesma modista existia, pois, um carismático cão salsicha, o primeiro que conheci, que se chamava… adivinhem? Pluto.

Passaram à vontade duas décadas e vários cães pela minha vida, mas só há cerca de 2 anos, quando pela primeira vez me deparei a viver sozinha numa casa sem cão, descobri o quão insuportável é o silêncio, precisamente de uma casa sem cão!

Não hesitei nem por um segundo e contra todos os contras que eram tantos, decidi que tinha mesmo que ter um “cãopanheiro” com quem partilhar o corre corre da minha vida. Adepta dos cães de grande porte, fruto da aprendizagem de alguns erros que já cometi, fui racional ao não escolher ter um.
A partir dessa primeira decisão consciente, foi depois muito fácil e muito intuitivo perceber que o único cão pequeno pelo qual seria capaz de me apaixonar genuinamente seria, pelas suas características, o cão salsicha.

Perna curta e pata grossa, comprido mas robusto, orelhudo e narigudo, de olhos brilhantes e sempre muito atentos, a personalidade deste cão é orgulhosa e nobre.
Destemido e corajoso o tamanho é só mesmo um pormenor!

Há tanto mas tanto para dizer sobre este cão que vos vou deixar por aqui com a promessa fácil de que ao longo deste blogue não faltarão oportunidades para o dar a conhecer melhor.

Boa viagem!