Coisas de cão

Terceira Idade também é coisa de cão

11.2.170 Comentários


{ 5 sugestões para o nosso “velhote” ter mais qualidade de vida }


Decidi abordar este tema mais difícil porque, apesar da inevitabilidade de virmos a ter que passar por isso um dia, na realidade ninguém gosta muito de falar ou de pensar sobre o assunto. 

O mais natural é construirmos uma imagem mental do nosso cão, ou do cão que gostaríamos de vir a ter, jovem, ativo e dinâmico. Contudo, essa realidade ao longo dos anos vai se desvanecendo e nós, na correria da nossa vida, quase nem nos apercebemos das pequenas alterações que estão a acontecer todos os dias. O nosso companheiro, tal como nós, também está a envelhecer, com a agravante que para ele, infelizmente, o tempo passa muito mais depressa.

Eu mesma estou a viver de perto esta situação com o Zeus, um Sr. São Bernardo com uns muito dignos 12 anos, que vive em casa dos meus pais e que viveu também comigo os primeiros 7 anos de vida. Por ter saído de casa dos meus pais e deixado de estar com o Zeus todos os dias, comecei a ter uma percepção do seu envelhecimento muito mais cedo do que eles. Algumas vezes, de semana para semana, notava pequenas diferenças, sobretudo motoras. Posso vos dizer com a maior honestidade que não é fácil e vai nos deixando com uma sensação terrível de impotência, vermos o nosso cão a perder capacidades e, pior, a sofrer com isso.

Este post pretende, assim, dar-vos algumas sugestões que irão com certeza melhorar a velhice do vosso cão que pode e deve ser digna e sem dor!




1. Ter a dor controlada

Tal como em nós, com a idade surgem problemas variados nas articulações, como artroses, que deixam os nossos amigos com dor crónica. A administração de analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotectores, desde que devidamente indicados e receitados pelo veterinário, irão dar muito mais conforto e qualidade aos últimos anos de vida do nosso cão.


2. A ração certa

Em todas as fases de vida do nosso cão, a ração adequada à idade e problemas de saúde específicos pode mesmo fazer toda a diferença. O meu conselho é, antes de tomarem qualquer decisão em relação à alimentação do vosso “velhote”, falarem com o veterinário para perceberem qual a melhor ração e eventualmente que tipo de suplementos poderão também dar ao vosso cão.


3. Manter a vida activa

Mais do que nunca, os passeios e as idas à rua são essenciais! Por mais penoso que seja assistir à dificuldade do nosso cão simplesmente em andar, não devemos desistir das caminhadas pois estas são essenciais para o bem estar fisico e psicológico do animal. Temos apenas que adaptar-nos ao novo ritmo do nosso amigo, nada que alguma paciência e muito amor não consigam fazer!


4. Prevenir a disfunção cognitiva

A disfunção cognitiva do cão corresponde à demência pela idade nas pessoas. Por vezes, o nosso cão começa mesmo a ter comportamentos estranhos e até perturbadores para nós. Para prevenir e atrasar o seu aparecimento, devemos estimular a actividade mental do nosso cão. Podemos fazer isso ao ensinar novos truques e ao introduzir brinquedos interactivos que permitem que o cão brinque sozinho (ex.: Wobbler da Kong). A actividade física, como mencionei no tópico anterior, e as brincadeiras têm também aqui um papel essencial!


5. Paciencia reforçada

Este é na verdade talvez o conselho mais importante de todos! Temos forçosamente que ir ao baú buscar toda aquela paciência que tivemos quando o nosso cão era um cachorro e só fazia asneiras e necessidades fora do sítio. Lamento informar, mas vai mesmo voltar a acontecer! Sei o quanto isto se pode revelar frustrante ao ponto de só querermos ralhar e punir, contudo devemos ser compreensivos e acima de tudo respeitar a idade do nosso melhor amigo. Pode ser até necessário voltarmos a fazer os treinos de higiene, por exemplo ao elogiar e dar recompensa quando o nosso cão faz as necessidades no sítio correcto.

Para fechar este assunto com chave de ouro, partilho convosco o trabalho incrível e tocante do fotografo Pete Thorne - Old Faithful - um verdadeiro tributo aos nossos melhores amigos. Vale a pena ver!

PODES GOSTAR DE...

0 comentários: